Home / Informações / Tipos de Cupim e Como eliminar

Tipos de Cupim e Como eliminar

O cupim pertence à ordem das baratas chamada Blattodea. Sabe-se há décadas que os cupins estão intimamente relacionados com baratas, predominantemente as espécies de baratas que comem madeira. Até recentemente, os cupins eram a ordem Isoptera, que é agora a subordem. Esta nova mudança taxonômica é apoiada por dados e pesquisas para confirmar a nova comparação de que os cupins são na verdade baratas sociais. Esta subordem de Isoptera tem mais de 2.600 espécies em todo o mundo. As áreas mais densamente povoadas estão localizadas nas regiões tropicais e subtropicais.

Taxonomia dos cupins

Reino: Animalia

Filo: Arthropoda

Classe: Insecta

Subclasse: Pterygota

Infraclass: Neoptera

Superordem: Dictyoptera

Ordem: Blattodea

Infraordem: Isoptera

Famílias: Mastotermitidae, Termopsidae, Hodotermitidae, Kalotermitidae, Rhinotermitidae, Serritermitidae, Termitidae

Cupim
Cupim

Tipos de Cupins: Características das Famílias

Abaixo descrevemos as principais características de cada uma das 7 famílias de cupins:

  • Família Termopsidae: Os cupins de madeira úmida da família Termopsidae estão entre os maiores cupins do mundo. Eles chegam a incríveis 25mm de comprimento. Existem cerca de 20 espécies no mundo, espalhadas entre as Américas, Eurásia, África e Austrália. Eles vivem nas florestas e nidificam nos bosques úmidos, podres e podres no chão da floresta. As rainhas desta espécie tem uma produção de ovos maior do que as outras famílias, cerca de 30 ou menos por dia. Os tamanhos das colônias estão em torno de 10 mil membros moderados, em média. Devido ao extremo investimento nutricional de ter indivíduos maiores, os ovos produzidos tiveram que diminuir exponencialmente.
  • Família Rhinotermitidae: é mais conhecida como a família de cupins subterrâneos e por sua exigência típica do ninho que cria para manter contato com o solo. Existem algumas exceções em alguns gêneros. Os soldados desta família são conhecidos por terem uma região achatada atrás da cabeça chamada pronoto e por produzir um fluido defensivo.Tanto o trabalhador como os soldados desta família são muito pequenos, com menos de 5 mm de tamanho. Os trabalhadores e soldados compartilham a cor branca pálida. A rainha média desta família produz 100 ovos de cupins por dia. Esta família é encontrada em todos os continentes, exceto nas regiões polares e nas terras próximas. Existem mais de 300 espécies em todo o mundo.
  • Família Termitidae: A família de cupins nasutiformes não é conhecida por destruir qualquer lar. Essa família é, na verdade, uma espécie benéfica para o ecossistema do deserto. A família contém os construtores de grandes montes, alguns registrados até oito metros. A gama de espécies é agrupada em torno dos climas tropicais na Ásia, África, Austrália e América do Sul. Poucas espécies desta família estão nos desertos da América do Norte. Existem mais de 1.800 espécies desta família que chamam a África de sua casa. Esta espécie é conhecida por ser um dos animais mais prolíficos do reino animal, gerando mais de 10 milhões de ovos por ano por rainha.
  • Kalotermitidae da família: Esta é a família dos cupins de madeira seca. O nome madeira seca vem da necessidade da família de se alimentar de madeira acima do solo, ao contrário da maioria dos cupins que mais entram em contato com a madeira através do solo. No entanto, esta espécie tem hábitos para alimentar e habitar em madeira úmida e madeira podre. Existem mais de 400 espécies de cupins de madeira seca em todo o mundo. Essa família também é encontrada comumente em quase todos os continentes, com exceção da Antártida;
  • Família Hodotermidiae: é conhecida como os cupins de colheita de grama. Esta família tem atualmente 15 espécies que se assemelham às espécies de cupins de madeira úmida. Os cupins de colheita de grama são bastante grandes, com cerca de 15 mm de tamanho. Esta espécie ocorre mais comumente nas savanas da Índia, Oriente Médio e África.
  • Família Serritermitidae: é muito semelhante à família Rhinotermitidae, que são os cupins subterrâneos. Eles preferem criar ninhos com contato com o solo. Existe uma única espécie no mundo. Esta espécie só ocorre na América do Sul. Os soldados tem mandíbulas únicas que tem projeções semelhantes a dentes serrilhadas no interior.
  • Mastotermitidae da família: Esta família é a espécie primitiva encontrada apenas no norte da Austrália e na Papua Nova Guiné. Diz-se ser o mais primitivo de todas as espécies de cupins. Os fósseis encontrados desta espécie remontam à era terciária. As asas traseiras são muito semelhantes às da barata. As fêmeas do gênio Mastotermes colocam caixas com até 24 ovos dispostos em duas linhas regulares. A rainha principal dessas colônias nunca foi encontrada. Existem muitos reprodutores secundários que elevam as populações aos milhões. Os soldados tem mandíbulas poderosas e excretam uma substância marrom tóxica para repelir intrusos.

Sinais de cupins perto da sua morada

  • Se você vê um enxame de cupins alados perto ou ao redor de sua casa, isso é um sinal claro de que uma colônia de cupins está próxima;
  • Se você notar pequenas pilhas de asas de enxames descartados em locais como peitoris de janelas, ou apanhados em teias de aranha, pode haver uma colônia de cupins nas proximidades ou um prestes a começar;
  • Os cupins subterrâneos constroem tubos de lama (às vezes conhecidos como abrigos ou tubos de forrageamento) como elos entre sua fonte de alimento e sua colônia.
  • À medida que os cupins subterrâneos comem a madeira de sua casa, eles criam “galerias de cupins”. Estes são os espaços vazios deixados na madeira enquanto eles a atravessam.
  • Cupins de madeira seca deixam para trás seus excrementos fecais enquanto mastigam a madeira em sua casa.
  • Se você suspeitar de uma infestação de cupins em uma determinada área, toque ou perfure a madeira para ver se ela está oca.

Cupins: Como eliminar

Há formas de deixar sua casa livre destas pragas. Uma vez que você detectou algum dos itens anteriores, poderá utilizar as dicas abaixo:

  • Utilizar pesticidas: utilizar pesticidas com baixo teor de toxicidade como ácido bórico, iscas, espumas e sílicas feitas de outros pesticidas costumam dar resultado.
  • Limpar suas fontes de alimentos: Embora você não possa remover toda a madeira dentro de sua casa, você deve limpar qualquer detrito de madeira ou cobertura morta em ou ao redor de sua casa. Empilhe lenha a pelo menos 6 metros de distância de sua casa. Melhor ainda se for elevado do chão. Se possível, remova toda a madeira para contato com o solo, especialmente no seu porão. Também não permita que as folhas se acumulem em calhas e drenos.
  • Reduzir os níveis de umidade: os cupins precisam de água para sobreviver também. Torneiras com vazamentos, telhados, calhas etc devem ser todas consertadas. Melhor ventilação em casa também significa níveis mais baixos de umidade. Você também pode instalar desumidificadores. Certifique-se de que existe uma drenagem adequada ao redor de sua casa e que a água da chuva está sendo adequadamente desviada para longe.
  • Sele os pontos de acesso: sele todas as rachaduras e buracos na fundação da sua casa.
  • Plano de Prevenção Profissional: A maioria das empresas profissionais de controle de pragas fornecerá algum tipo de plano de prevenção, seja como uma opção de pós-tratamento ou como um preventivo independente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *