Home / Informações / Tudo Sobre Caprinos

Tudo Sobre Caprinos

Eles são da subfamília caprinae, portanto, caprinos, e da mesma família dos bois, touros, vacas, bezerros e novilhos, a bovidae, sendo assim, em outras palavras mais aproximada da nossa realidade a qual temos contato. Tanto o caprino quanto os bovidae são parentes.

Assim como os bovidae têm diferentes nomeações para definir um mesmo animal com características diferentes, com os caprinos também é assim, as fêmeas, os machos e quando se reproduzem, os seus filhotes, têm nomeações bastante diferentes apesar de serem o mesmo animal.

Quem Afinal São Os Caprinos?

Antigamente os ovinos, ou seja, a fêmea, a ovelha, o macho, o carneiro e os seus filhotes, os borregos ou cordeiros já foram inclusos na mesma classificação como caprinos pelas suas semelhanças com os caprinos, o que ao longo do tempo foi melhor estudado e acabando sendo separado em diferentes classificações pelos cientistas.

Atualmente os caprinos são a fêmea, a cabra, o macho, o bode e seus filhotes, o cabrito, entre outros animais menos conhecidos como os íbexes, além de algumas classificações atuais também incluírem os ovinos no mesmo grupo dos caprinos.

Os Caprinos E A Atmosfera Econômica

Tanto os animais da sua família quanto da sua subfamília são culturalmente criados para o abate e consumo de sua carne em muitos países pelo mundo. Quando a criação é de caprinos, o nome dado é caprinocultura e quando de ovinos, é ovinocultura. Como animais mamíferos que são, seu leite também é visado em sua criação, assim como a sua pele para a produção de lã, como no caso das vacas, em que sua pele é aproveitada para a produção de couro. Apesar do consumo de sua carne ser menor comparado a carne da vaca, por exemplo, são importantes criações para a economia de muitos países, incluindo a do Brasil. Ainda tanto sobre a sua família quanto sua subfamília, são animais que se encontram por todo o mundo, com excessão somente da Austrália, uma vez que são animais adaptáveis a diversidade de habitats, o que facilita tal cultura de criação e abate para consumo.

O Comportamento Caprino Na Natureza

Caprino Na Natureza
Caprino Na Natureza

Mas fora a sua criação por humanos, há também o seu comportamento vivendo de forma selvagem em seu habitat natural, o que é dividido em duas classificações, os defensores, que como o nome sugere são mais territoriais em áreas com alimentos, que são menores e se tem a teoria de que são animais mais primitivos e temos os pastadores, como o nome sugere também, são os mais tranquilos, que pastam em áreas sem alimentos. São maiores e carregam a teoria de que são animais mais evoluídos, por outro lado, com menos defesa, tem mais domínio sobre o seu alimento. Ainda sobre tal comportamento, as cabras habitam áreas íngremes e os carneiros habitam áreas montanhosas, o que sugere uma forma de auto proteção a predadores junto com a sua habilidade de trotar contra seu predador quando têm contato direto com o mesmo. Por terem como habitat natural áreas com muita altitude, também têm como comportamento a habilidade de escalar e pular.

Mais uma vez parecidos com as vacas, são animais herbívoros, se alimentam a base de grama e planta. Também como as vacas são animais ruminantes, o que significa que curiosamente têm o seu estômago e seu processo digestivo dividido em quatro partes.

Sobre a sua reprodução, o macho, o bode, atinge a sua maturidade sexual dentre os cinco aos seis meses de vida e a fêmea, a cabra, dentre os seis a sete meses de vida. No acasalamento o macho atrai a fêmea com o seu cheiro específico que liberado para este fim, quando atraída a fêmea pode gerar até dois filhotes, os chamados cabritos, por reprodução, que nascem após cinco meses de gestação e desmamam com cerca de três meses de vida.

Na criação este processo é feito com a fêmea considerada reprodutora matriz, que quando saudável pesa de quarenta e cinco a cinquenta quilos e com o macho que tem a mesma consideração reprodutiva, no desmame ou na terminação, como é o termo mais correto neste caso, o ideal é que a cabrita fêmea pese quinze quilos e o cabrito macho de dezoito a vinte quilos para abate, comercialização e consumo, se não atingem esse peso logo após o desmame, um processo chamado recria é feito para que atinjam tais pesos ideias que interferem diretamente na qualidade da carne.

Curiosidades Sobre Caprinos E Ovinos

Apesar de serem parecidos em tantas características e já terem tido a mesma classificação, não é difícil os distinguir através de suas aparências. O que mais os diferenciam são as barbas e os chifres que os caprinos possuem e os ovinos não e os pelos volumosos e macios tão queridos na produção de lã que as ovinos têm e os caprinos não.

Esta pelagem as protegem do frio, o que requer atenção e cuidado de criadores de ovinos quanto a saúde e bem estar do animal diante do clima, o que interfere diretamente na qualidade do produto final. Uma curiosidade que talvez você nunca tenha pensado sobre, é o porquê de ovinos mais especificamente a ovelha ser tão associada a estampas de enxovais de bebês, ou ao termo contar carneirinhos quando estamos com insônia, talvez a resposta esteja associada a sua personalidade dócil e inofensiva, inclusive seus filhotes podem se tornar presas fáceis de predadores como raposas e lobos quando se reproduzem.

Os ovinos assim como a maioria dos animais possuem muitas raças que além de diferirem a sua aparência, na criação, as classificam como mais produtivas para o mercado de lã, de leite ou de carne. Divididos em bem mais raças que os ovinos, estão os caprinos, que também podem ser classificadas por qualidade do leite, da carne e da pele já que não possuem lã como os ovinos. Já os chifres que possuem e os ovinos não, podem ser usados como instrumentos de defesa contra predadores na natureza e territorialidade do seu espaço e conquista de alimento contra outros animais. Sua aparência toda se distingue conforme sua raça e com as formas e formatos dos seus chifres não é diferente.

Curiosamente, já se teve registro de cabras com até oito chifres, apesar de ser incomum e da normalidade ser somente de dois chifres.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *